sábado, 14 de julho de 2012

Isso é Sustentabilidade: Hollywood Verde


Autor: Wesley

 A moda de celebridades defenderem causas sociais não é de hoje. Lembro de vários artistas brasileiros divulgando a importância da Rio-92, há duas décadas atrás, e na ultima década Hollywood se voltou um pouco mais ao tema em meio aos discursos anti-Bush e anti-guerra, mas não passaram de discursos somente.

Novamente o tema está em pauta, desde 2009 quando o genial James Cameron lançou Avatar, o filme que revolucionou o cinema atual e determinou um novo caminho em relação ao 3D, mas essa história é um outro post.

Durante a divulgação de Avatar no final de 2009 e começo de 2010, o assunto que Cameron mais abordava era a sua motivação para desenvolver e divulgar a película: disseminar a consciência ambientalmente responsável em todo o mundo.

Ele quis fazer algo diferente do ex-vice-presidente americano Al Gore fez com seu documentário Uma Verdade Inconveniente, seu objetivo foi e é chegar ao coração das pessoas através do entretenimento. Divertindo as pessoas e ao mesmo tempo levantando esta questão tão importante. Desta forma evitando os números e pesquisas que são muito relativos e passivos de contestação.

Em março de 2010, durante a divulgação do filme, James Cameron veio ao Brasil para o Fórum Internacional de Sustentabilidade em Manaus e exaltou os esforços brasileiros na área dos biocombustíveis, mas criticou a Usina de Belo Monte, que desviaria as águas do rio Xingú.

Este ano o assunto sustentabilidade novamente está em alta com a Conferência das Nações Unidas de Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20 que ocorreu no mês passado no Rio de Janeiro. Centenas de autoridades de nações ao redor do mundo estiveram no Brasil para discutir os rumos da sustentabilidade no mundo, mas o governo americano não parece ter dado tão grande importância ao tema, mas Hollywood teve seus representantes.


Arnold Schwarzeneger, brutucú dos anos 80 e mais recentemente ex-governador da Califórnia, esteve envolvido em debates pré-conferência e liderou os debates de governos subnacionais sobre mas práticas de sustentabilidades adotadas por províncias, estados e municípios e discutiu também implantações de projetos de desenvolvimento de economia verde.

REUTERS/Ueslei Marcelino  / Ator norte-americano Edward Norton participa de evento da Rio+20 Outro astro que estava no Brasil para a divulgação de seu novo filme O Legado Bourne, foi Edward Norton, que aproveitou para fazer discursos inflamados sobre a preservação da Biodiversidade durantes eventos paralelos à Rio+20.

Pelas noticias reportadas sobre os esforços de todas as delegações presentes na Conferência Rio+20, estende-se que não se atingiu os objetivos estabelecidos, criando somente mais um documento genérico sem muito foco em metas de diminuição da poluição e aumento da proteção e preservação da biodiversidade, tão defendida por Norton e outros membros da Convenção de Diversidade Biológica, dentro da Rio+20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário