sexta-feira, 29 de junho de 2012

Isso é Cinema: Red Tails (2012)

Autor: Wesley 

Após algumas estréias muito esperadas, como Vingadores e Prometheus que ja comentamos no blog, as estreias da semana foram fracas, então dessa vez vou dar uma sugestão de Home Video:

Estreiou em janeiro nos EUA, e aparentemente não estreiou no Brasil o filme Red Tails produzido por George Lucas, sim o criador do universo Star Wars.

Um drama de guerra focado no Tuskegee Airmen, o primeiro esquadrão de pilotos negros nos EUA, que tem potencial de fazer a diferença na Segunda Guerra Mundial, mas é designado somente para missões sem muita importância, para deixar os "brancos" serem os herois. Quando são designados para uma missão mais importante, escoltar bombardeiros pilotado pelos brancos, os Red Tails começam a ganhar o respeito merecido.

A ambientação de época, como uniformes, aviões e carros é muito bacana, o filme tem uma fotografia incrivel e se vê o dedo de Lucas nas cenas de combates aéreos, que tem um ar de Guerras nas Estrelas, mas que aqui é nos ares.
Filmado  na Itália, Praga e Croácia o filme entrega um história nova num contexto já há muito tempo explorado: o dramão de guerra. Tem uma história de coragem, superação e sacrificio, que parece clichê mas funciona ainda mais com um elenco de peso liderado por Cuba Gooding Jr. e Terrence Howard.

Mas da mesma forma que os pilotos negros eram supertimados nesta história, assim aconteceu com o filme. Lucas pensou nesta história como uma trilogia sobre o treinamento desse grupo, combate e o racismo no pós-guerra, mas a falta de apoio das grandes distribuidoras de Hollywood a história teve que se limitar em um filme e deixar mais espaço para as cenas de ação com aviões (que é muito fera) e cortar o drama de época (que era a ideia do produtor) e teve que distribuir o filme de forma independente, motivo este que não deixou o filme estreiar para a massa.

O desgosto com a industria do cinema americano foi tanto que, após a produção e estria do filme, George Lucas anunciou que está deixando os BlockBusters para somente fazer projetos pequenos e autorais, fato que tira a esperança dos fãs em ver uma nova trilogia de Star Wars nos cinemas pelas mãos do criador da saga.

Mesmo com toda esta batalha para produzir e distribuir o filme, está aí o melhor filme de guerra do ano, lado a lado com Cavalo de Guerra, produzido e dirigido pelo seu amigo Spielberg. Procurem Red Tails nas locadoras mais proximas de você, porque vale a pena!

Vejam o Trailler abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário