quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


Franquia: Hannibal
Autor: Wesley

No post da vez vamos destrinchar uma franquia de suspense que foi sucesso tanto na literatura quanto no cinema. O argumento de criar este comentário foi a noticia da adaptação da história Dr. Hannibal Lecter para outra mídia: TV. A NBC pulou o procedimento de aprovar  um episodio piloto e já encomendou uma temporada completa de 13 episódios, porém a trama, escrita pelo roteirista de Heroes, ainda não foi divulgada [noticia completa aqui].

[Mais uma vez aviso que meus comentários podem haver um mínimo de SPOILERS sobre os respectivos filmes]


Adaptação do livro de Thomas Harris, o filme foi sucesso de critica, publico e ganhador de 5 Oscars (indicado à 7) merecidamente tanto pelo roteiro bem amarrado (e fiel ao livro), quanto pelo pela direção no tom correto e elenco de primeira.
O filme (e o livro) contam a história de Clarisse Starling (Jodie Foster), uma aluna da academia do FBI estudando a Ciência do Comportamento e os estudantes da área estão fazendo uma pesquisa entrevistando todos os serial killers do estado, então seu professor lhe envia para uma ultima tentativa de entrevista com o famoso Hannibal, o Canibal (Anthony Hopkins). O diferencial do filme é que a trama pautada no suspense tenha seus melhores momentos nas conversas entre Clarisse e Hannibal, este segundo como com psiquiatra tenta analisar a intrigante e impetuosa estudante do FBI. Sem delongas, posso dizer que é uma adaptação muito bem feita do livro, mesmo com a mudanças inevitáveis de detalhes, porém com uma riqueza de detalhes em outros pontos. Melhor filme da franquia e um ótimo livro que merece ser lido antes de assistir o filme.



Dez anos depois do primeiro filme chega ao cinema a continuação ainda bem fiel ao livro, mantendo a qualidade do material original, porém sem a Jodie Foster no papel principal.
Na história da continuação (tanto do livro como do filme), Clarisse Starling (agora vivida por Julianne Moore) agora como uma agente sênior do FBI, fica desacreditada depois de uma ação mal sucedida, porém ela tem a chance, neste momento, de recuperar sua reputação capturando Dr. Hannibal Lecter, foragido da justiça desde que ajudou Clarisse a resolver o seu primeiro caso no filme anterior. O tom sutil do primeiro filme/livro é substituído pela violência inteligente e sangrenta do Dr. Lecter fugitivo. A história tem bons momentos em Florença, e alguns momento perturbadores numa fazenda de porcos. Gerando o mínimo de spoilers possíveis, posso dizer que o livro leva a história para um desfecho muito inteligente, porém difícil de se encontrar em Hollywood, por este motivo o final foi alterado na adaptação, para terror dos fãs leitores. Tudo o que você não viu do Dr. Hannibal trancafiado do primeiro você vê nesta violenta e sangrenta continuação.



Com o desfecho da história em Hannibal, sobrou aos produtores de Hollywood adaptar para o cinema o primeiro prelúdio do famoso psiquiatra. Confesso que li somente os dois primeiros livros, então minha percepção deste e do ultimo filme da franquia provêm somente do cinema.
Nesta nova historia vemos como Dr. Hannibal ajudava o brilhante agente do FBI William Graham a investigar um serial killer, onde ele desvia a atenção de si mesmo, até o momento que o agente Will descobre o verdadeiro assassino e quase morre no processo, mas consegue finalmente prender Lecter. Os anos passam, William deixa o trabalho, mas é convocado para mais um caso, e mais uma vez precisa pedir assistência de um serial killer para capturar outro, bem ao estilo Clarisse Starling, divididos somente por um vidro de 10cm de espessura. A história traz toda a atmosfera do primeiro filme sem ser repetitivo e se mantém com suspense de primeira.



Pelo retorno do sucesso de publico de Dragão Vermelho, Thomas Harris a pedido de Hollywood escreve a origem do Dr. Hannibal. Diga-se de passagem que a história é totalmente dispensável, já que no segundo livro (considerado o pior de 1999) já contava em flashbacks os horrores passado pelo jovem Lecter e suas consequências. O filme, sem nenhum membro do elenco original, mostra em maiores detalhes o primeiro contato de Hannibal com o canibalismo através da morte se sua Irmã ainda na infância, e sua trajetória em se tornar um assassino de requinte com uma ajuda nipônica da Sra. Murasaki, também vítima da guerra. O desnecessário prelúdio carrega também o fardo de um elenco não experiente e sua historia artificialmente criada, na minha opinião, com o intuito de “caça-niquel”. 

[Comentem, palpitem e siga publicamente o blog clicando do lado esquerdo, obrigado!]

Nenhum comentário:

Postar um comentário