segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012


Franquia: Alien
Autor: Wesley

Com a Expectativa para o novo filme do universo Alien, que estréia dia 8 de junho no Brasil, Prometheus traz Ridley Scott de volta à cadeira de diretor e consigo vem toda a atmosfera do inicio da série. Por este motivo resolvi fazer um comentário breve sobre cada filme da franquia e visualizar caminho que trilhou nos quatro filmes e,  através do trailler, contextualizar a historia do novo filme e quem sabe fazer algumas previsões.
[O conteúdo a seguir pode conter um mínimo de spoilers para se comentar sobre cada filme]

Diretor: Ridley Scott
Considerado o melhor da série (não só por mim, mas por muita gente), Ridley Scott faz um suspense/ficção-cientifica complexo e espetacular, onde uma nave mineradora voltando à caminho da Terra intercepta um sinal de alerta de um planeta distante, sendo uma regra atender a qualquer sinal de socorro a grande nave se desvia de seu caminho e aterrissa no planeta, aparentemente deserto e encontra um grande alienígena fossilizado com um rombo no peito. Este é só o inicio da história que levará o terror à pacifica nave, porém este tal alienígena foi somente uma vitima da criatura que dá nome ao filme.


Diretor: James Cameron
 O segundo filme mantém uma boa qualidade de trama com o ainda pouco conhecido James Cameron na direção, mas agora a trama mais dinâmica, onde a única sobrevivente do cargueiro é encontrada à deriva em sono criogênico e se passaram 57 anos desde o primeiro filme e o planeta onde foi encontrado o Alien assassino já não é mais deserto, mas sim foi colonizado. No momento que a colônia perde contato com a Terra,  Ripley – A sobrevivente – é convocada para auxiliar uma equipe de fuzileiros armados até os dentes para resgatar os sobreviventes do planeta, porém para o azar deles, não há apenas um Alien por la...


Diretor: David Fincher
 Com uma trama bem diferente dos dois primeiros, com uma trilha sonora marcante, o diretor David Fincher mantém um nível de qualidade em menor escala, mas onde o filme ainda se sustenta com novamente a Tenente Ripley sobrevive milagrosamente quando sua nave de fuga cai em um planeta-prisão, porém um daqueles insistentes Aliens cai no planeta também, e sem recursos Ripley tem q comandar um bando de dementes contra um monstro maior e mais inteligente do que seus antecessores.


Diretor: Jean-Pierre Jeunet
Neste quarto e “ultimo” filme da saga deturpa todo o arco anterior que se fechou com a morte de Ripley portando um filhote de Alien rainha no próprio peito, forçando um filme exagerado com a clonagem da mesma e uma nova personalidade da protagonista com um certo  traço afetivo com um Alien hibrido beirando ao ridículo. Filme extremamente desnecessário que enterrou a franquia naquele momento.


Aqui não cabe comentário nenhum aos dois Aliens vesus Predador pela total despretensão em manter-se fiel a franquia, já que se mescla com outra franquia “cansada”.

Diretor: Ridley Scott
O projeto inicial deste filme foi concebido como prelúdio para a série Alien, porém os produtores juntamente com o diretor decidiram começar uma nova franquia no mesmo universo. Pelo que anda circulando pelas internets da vida é que realmente é um prelúdio e que contará a origem do alienígena gigante encontrado fossilizado no inicio do primeiro filme, chamado pelo pessoal da internet como Space Jockey (mas nunca comentado nos filmes)  , porém ninguém sabe se irá aparecer algum Alien tradicional da franquia anterior. Outra coisa que sempre se manteve nos 4 filmes anteriores foi a presença de Sigourney Weaver como Ripley, e claro que como Ripley não conhecia nada sobre aquele planeta até o momento em que chega lá no filme de 1979, sendo impossível sua aparição.
Analisando o trailler se vê todo o visual do primeiro filme nas naves, transportes terrestres e vestimentas, e aparece uma equipe que também lembra a equipe do filme dirigido pelo mesmo diretor, porém o filme não pode ter a mesma história, já que é o inicio de uma nova franquia e se passa cronologicamente antes de todos os outro filmes. Então ei que surge o tal Space Jockey, aparentemente morto e sendo estudado pelos protagonistas, algumas cenas de ação bem bacanas se seguem e vemos a nave deste alienígena desconhecido caindo pra cima dos protagonistas, indicando que eles que trazem a “maldição” dos Aliens à aquele planeta.
Lembrando que no primeiro filme, entende-se que um Alien sai do peito do Space Jockey, seria meio difícil pensar que os humanos do novo filme não terão contato com o Alien em questão.
Resumindo minha opinião: A Companhia (que em todos os quatro filmes esteve atrás dos Aliens para estudá-los e utilizá-lo como arma biológica) de alguma forma quer estudar o Space Jocker e com certeza tomar posse do Alien, mas como sempre a história toda dá errado, os humanos irão estragar os planos da Companhia e vai acontecer o acidente da nave do alienígena deixando a nave meio que em pé (como é encontrada em Alien de 79) e o Alien que sair do Space Jocker irá de alguma forma na nave dos humanos, ou algo do tipo, fechando o ciclo, unindo as histórias. Só não consegui imaginar como fazer uma continuação a partir deste filme, mas aguardaremos até junho para ver no que pode levar. Boas expectativas? Com certeza!


[Lembrando de tudo que foi falado sobre Prometheus é mera especulação do autor.] 

Nenhum comentário:

Postar um comentário