quarta-feira, 14 de março de 2012


Isso é Cinema: John Carter (2012)
Autor: Wesley

Com um orçamento de U$250 milhões, e sabe-se lá quanto mais para marketing, John Carter chega aos cinemas e não atinge as metas de arrecadações que os produtores tinham em mente. Observando somente este aspecto e lembrando que filmes de mesma categoria como Prince of Persia que além do bonito visual não há nada de mais, fui com minhas expectativas baixíssimas [diferente do Rodrigo, que comentou apaixonadamente o trailler AQUI].

Já senti um diferencial no filme já no seu inicio, ainda aqui na Terra vendo o protagonista cabeça-dura que mesmo preso amarrado e cercado não desiste de lutar ou fugir [hehehe] e a forma que o mostra, mesmo com essa energia toda ainda é um humano e apanha ainda mais pelas tentativas.

A mistura de ficção cientifica com forças místicas, como a que o leva a Marte, sem apresentas uma explicação cientifica, deixa o filme mais leve e dinâmico. Mesmo em Marte, sendo diferente de todos e com certos poderes, ele ainda se mostra desajeitado, o que se torna um alivio cômico na medida certa, sem a necessidade naquele side-kick com piadinhas, como há em A Mumia, por exemplo.

A trilha sonora e as naves marcianas me fez lembrar de StarWars, o figurino lembrava Conan, a posição do protagonista [forasteiro em um mundo estranho] parecia Avatar, porém tudo isso não faz o filme um conjunto de clichês, pelo contrário: tudo isso me mostra onde o filme acertou em digerir tudo que já existe numa forma inédita e melhorada, mas sem deixar de ter um gostinho de passado.Os desertos, os bárbaros, os guerreiros, tudo isso me deixou um uma certa nostalgia de filmes que assistia quando criança.

Uma coisa que me chamou muito a minha atenção foi o contraste de cores sempre presente. O filme sempre com tons de amarelo contrastando com pontuais aparições de um azul cintilante, seja nos lindos olhos da “donzela” [que de indefesa não tem nada] quanto no sangue dos nativos ou na luz da magia/tecnologia.

Voltando à comparação com a história de Avatar, eu poderia condenar o filme, mas lembrando que a história de John Carter é baseada no livro A Princesa de Marte, e que os produtores de Avatar já disseram publicamente que se inspiraram no livro citado para criar vários pontos do filme mais assistido em todo o mundo, posso dizer que esta história é excelente.

Sem querer dar spoiler sobre o final, digo somente que assim como já vi diferencial no filme logo em seu inicio, posso afirmar sem sombra de duvida que o desfecho dessa aventura foi realmente bem trabalhado e você sai do filme satisfeito com o que viu.

Bem trabalhado do inicio ao fim, sem ser cansativo ou cheio de clichês óbvios o filme realmente atinge seu objetivo em todos os aspectos, coisa que não dá pra ver nos trailers.


Status:  Isso é foda!
Nota: 6 dedos  

    Legenda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário