sábado, 31 de março de 2012



Isso é Cinema: Jogos Vorazes (2012)
Autor: Wesley

Quando tomei conhecimento sobre Jogos Vorazes, minha primeira impressão foi “mais uma série de livros adaptados para cinema para a mulecada comer pipoca”, eu estava errado. A expressão ‘Não julgue um livro pela sua capa’ serve aqui em todos os sentido imagináveis, acredito eu.

Está virando um habito meu assistir filmes novos sem saber da história e sem ficar acompanhando noticias da produção cinematográfica, e mais uma vez fui surpreendido.

Como quase todo mundo deve saber, a história do filme de passa, aparentemente, no futuro onde depois de uma grande guerra a paz impera, porém há um custo por ela. Parece que o mundo se resume a 12 distritos, colônias separadas umas das outras onde se separa as classes sociais e anualmente ocorrem os Jogos Vorazes em homenagem a “paz na Terra”[?].

[Posso estar falando muita besteira por aqui, mas lembro a todos que estas são as minhas primeira impressões sobre o filme, então devo escrever sem interferências externas.]

O filme se passa na visão de Katniss interpretada pela gatissima Jennifer Lawrence [a Mística de X-men First Class]  que dá show como protagonista desta história. Filme que foi “vendido” como o novo Harry Potter ou a nova Saga Crepúsculo, nada em comum se entra entre as franquias além da bilheteria milionária.  

Não se engane, este não é mais um filme adolescente de aventura com trilha sonora edificante, desde seu inicio já existe a tensão no ar. Quando mostra a vida miserável dos distritos e todos em pé perante a tela gigante com mensagens de falsa esperança e paz, me remeteu ao filme 1984. As lembranças de Katniss pegando um pedaço de pão jogado aos porcos na chuva é um bom exemplo da miséria mostrada no inicio do filme e contrastada com as cores berrantes da capital, onde tudo é abundante para a elite.

O reality show à la No Limite faz um paralelo com a TV atual onde se lucra com a desgraça dos outros e o povo de diverte sem olhar o contexto, e quando Katniss age de forma inesperada, sempre surpreende os bobos da corte coloridos, como eu gosto de chamar o povo da capital.



Mesmo sabendo que não haveria (muito) sangue no filme, gostei muito do ritmo do filme e das insinuações da violência entre os participantes dos jogos, mas me decepcionei um pouco por não ver a protagonista matando todo mundo, já que desde o começo do filme ela é mostrada como uma pessoa durona e muito habilidosa, mas para atingir a todos os públicos (e provavelmente sem um pouco mais fiel ao livro) ela mostrou até misericórdia no final.



Filme dinâmico e ágil como a protagonista, acerta em mais um ponto: deixar o romance de lado e cair na porrada!!! Este é um livro que leva espectadores de cinema para as livrarias comprar os livros e se tornar fã da serie toda. Isso é foda!!!      

Um comentário:

  1. Gostei bastante do post,estou louco para ver o filme,só que só assisto depois de fazer a leitura dos livros.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir