quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012


Resenha do Livro: A Batalha do Apocalipse

Data: 13/01/2012

Autor: Wesley



O primeiro livro do até então desconhecido autor Eduardo Spohr que se tornou num Best-seller nacional através do primeiro contato com o publico, nicho nerd, e ganhou proporções gigantescas pelo selo Verus, braço da Editora Record, chegando a vender mais de 180 mil copias.

O livro cria um universo semelhante ao nosso, e conta a historia de toda a humanidade através da visão de seu protagonista, Ablon, um anjo que descontente com as ações de Miguel cria uma rebelião no céu. Não, esta não é a história do diabo, pois Ablon e seus 17 companheiros de rebelião são lançados à terra, ou melhor à Haled. Lúcifer cria uma nova rebelião logo a seguir com intenções puramente egoístas, diferente de Ablon que quer derrubar a tirania de Miguel.

Ablon passa por todas as eras, e por muitos episódios históricos como a queda da torre de Babel, o fim do Império Romano até chegar na Terceira Guerra Mundial, o ultimo presságio para o fim dos tempos.

O livro começa lento, mas rapidamente o leitor se envolve na história e cria uma empatia pelo herói Ablon, ainda mais depois que conhece a bela donzela Shamira com quem tem uma relação platônica. Shamira, a feiticeira de En-Dor pode ser frágil como uma flor, mas não indefesa. Sempre tem uma resposta rápida ao primeiro sinal de perigo e protege seu amado sempre que pode.

A história, mesmo sendo um leitura densa e longa (569 paginas), não deixa de ser dinâmica e envolvente permeando passado e futuro explicando a motivação de cada um dos personagem principais no futuro através dos acontecimentos passados, ao melhor estilo Lost.

Claramente inspirado nas escrituras sagradas, não somente dos cristão mas de tantas outras religiões ao redor do mundo, a aventura também reserva seu espaço para as referencias da cultura pop. Como não comparar o momento em que Ablon conversa com Miguel no alto da torre de Sion ao anoitecer com a batalha acontecendo do lado de fora da mesma forma que Luke Skywalker conversa com o Imperador enquanto se vê ao fundo a batalha do espaço? As espadas flamejantes assim como os sabre de luz é só mais uma referência entre  tantas outras.

Um livro com este título, ninguém espera que a história termine bem, certo? Pois é o fim dos tempos, não há o que fazer quanto a isso, mas depois das batalhas épicas e emocionantes, a redenção do arrependido e o sacrifício de heróis, Spohr consegue de forma sutil e bem aplicada dar um desfecho que não ficasse parecendo “forçado” demais, mas também não tão sombrio quanto eu esperava.

Um épico da literatura brasileira que merece ser distribuído pelo mundo, como já tem começado pela Holanda, onde também foi publicado. Ótima leitura para fãs de aventura. Como diria Eduardo Spohr: “a jornada do herói totalmente aplicada a história da humanidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário